sexta-feira, 13 de julho de 2012

Confidência de um palmeirense campeão!

 Marcos Assunção, mais que jogador. Símbolo de dedicação...

A ficha só começou a cair quando o Palmeiras eliminou o Atlético Paranaense por 2 a 0, no jogo de volta pelas quartas de final.

Apesar das cinco vitórias obtidas frente ao Coruripe, Novo Horizonte e Paraná, eu estava com o pé atrás.

Quando a tabela apontou o Grêmio, nas semifinais, me fiz pessimista. Quinze dias antes, pelo Brasileiro, o Luxemburgo levou a melhor.

Pra mim, o retorno do Scolari significou por ordem na casa. Afinar um conjunto capaz de motivar a desesperançada torcida. Mas, no decorrer, a bagunça no antro administrativo quase engole o Felipão.

É a turma do amendoim. O motim liderado por Kleber. É o presidente Tirone agredindo conselheiro. Contratações que não deram em nada. No auge da crise da crise, Felipão disse que o clube era de bosta.

Como poderia supor uma vitória em pleno estádio olímpico? Com os 2 a 0, gols de Mazinho e Barcos, sobreveio alento. Sofrido, sabia. Mas, enfim, o empate de 1 a 1 com os gremistas, na Arena, colocou determinada singeleza na decisão do título nacional.  

A imprensa elegeu o Coritiba como favorito. Mas os gols de Valdivia e Thiago Heleno, em Barueri, transformaram o descrédito em possível triunfo.

Com Barcos, Maikon Leite e Valdivia fora da batalha final, mesmo a vantagem obtida foi menosprezada por mim. Na guerra pela conquista tudo vale. Missão dada é missão cumprida, bradou o palestrante capitão do Bope àquele reduzido e desconhecido elenco.

Sob aguaceiro, na quarta-feira, 11, o zagueiro Thiago Heleno se machucou e o Luam continuou com uma perna só. Corria a segunda etapa e o estádio Couto Pereira balançou quando o Coritiba abriu o placar.

Não aguentei. Mudei de canal. Dolorosos minutos até ouvir o foguetório. Será? Retornei. Marcos Assunção, sempre ele, cobrou falta e Betinho desviou de cabeça pro fundo do gol. Quem? Betinho!

A igualdade de 1 a 1 prevaleceu. Festa dos quase cinco mil seguidores na arquibancada. O pranto sentido dos vencedores escorreu por minha face e lavou a alma de milhares de esmeraldinos distantes.

A invicta campanha palestrina somou em 11 jogos, 8 vitórias e 3 empates. Marcou 23 gols e sofreu 6. Transformar o desunido elenco em parceiros de causa própria foi como tirar leite de pedra, Scolari.

A grandiosidade da SE Palmeiras é tanta, que mesmo ficando 12 anos sem ganhar nada, mantém-se a frente com dez títulos nacionais.

Verde esmeralda. Lapidada pedra, o brilho tá rústico. É a real. Brasileirão. Libertadores. É preciso bem mais! 

Mas aprendi a lição. Aliada a habilidade, mesmo se não muita, disciplina, sim,  o que ganha jogo é trampo. Muito trampo.

Adentro ao coro e feito os verdes guerreiros, desabafo: pqp... o Palmeiras é campeão da Copa Brasil!

Felipão volta a ser rei na Copa do Brasil.

Destaque da semana


Em comum, Julio e Zé Carlos, além de varzeanos natos, são candidatos à vereança em Taboão da Serra.

Sonhos, projetos, sabem das necessidades. Esporte. Saúde. Educação. Segurança. Tantos os quesitos.

Há descrédito no ar. Esperança? Sim. A política nas comunidades toma corpo e a renovação põe-se a caminho.